8ª Mostra Pedagógica do CAM será realizada na próxima semana

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/05/2019 21h25, última modificação 29/05/2019 21h37
Com o tema “Produção, meio ambiente e sustentabilidade”, o evento será realizado na área de convivência da unidade, com apresentações culturais e exposições de trabalhos acadêmicos

Ocorre, na próxima terça-feira, dia 4, a 8ª edição da Mostra Pedagógica do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR). Realizado na área de convivência da unidade, o evento contará com apresentações culturais e exposições de trabalhos acadêmicos. O tema será “Produção, meio ambiente e sustentabilidade”.

A mostra pretende incentivar a criatividade e a produção de atividades pedagógicas no campus, contribuindo para despertar o interesse dos estudantes em adquirir novos conhecimentos e técnicas relevantes para sua formação acadêmica.  Além disso, visa promover a troca de experiências e o desenvolvimento da autonomia por meio de práticas educativas.

Para a coordenadora pedagógica do CAM, Luana Lobo, a importância da mostra é caracterizada pelo trabalho em equipe e pela integração entre educadores e educandos. “A promoção da troca de conhecimentos, interação, integração de estudantes e docentes resulta em trabalhos maravilhosos. Quando a curiosidade, a criatividade e autonomia dos estudantes são estimuladas, sempre nos surpreendemos com a riqueza dos resultados”, disse.

A programação inicia-se às 8 horas da manhã, e a abertura do evento será conduzida pelo diretor-geral do CAM, George Sterfson. Participam também a pró-reitora de Ensino do IFRR, Sandra Grützmacher, e a diretora de Ensino do CAM, professora Pierlângela Cunha. A cerimônia segue com a apresentação do grupo de dança Zumba no CAM, coordenado pela professora Ana Maria. Após a abertura, iniciam-se as exposições dos trabalhos escolares.

No turno vespertino, a partir das 13h30, ocorre uma apresentação musical dos estudantes coordenada pelo professor Lucas Lima.

Garota e Garoto Sustentável – Após exposição dos trabalhos, será realizado o desfile Garota e Garoto Sustentável, que vai escolher o aluno e a aluna mais bem caracterizados com peças de roupas confeccionadas a partir de materiais reciclados. O desfile tem por objetivo provocar os estudantes a pensar de forma sustentável.

O evento se encerra com a apresentação musical do cantor regional Neuber Uchôa.

Confira a relação de trabalhos a serem expostos:

Turma 124 – Beneficiamento do pescado

Turma 125 – Fazenda sustentável/Cenário cultural brasileiro: do modernismo ao regionalismo roraimense

Turma 126 – Manejo sustentável de atividades agrícolas/ Aproveitamento dos recursos ambientais na propriedade rural

Turma 127 – Aquário/Painel interativo das espécies ornamentais

Turma 128 – Divisão sexual do trabalho/Sistema de produções de peixe

Turma 129 – Plantio de mandioca orgânico

Turma 130 e 131 – Sistemas de produção agrícola

Turma 134 – Georreferenciamento e simulação do cadastro ambiental rural

Turma 135 – Química ambiental

Turma 136 – Coleta seletiva/Exposição artística de aquicultura.

Turma 137 – Capacitação e aproveitamento de recursos hídricos oriundos da aquicultura/Uso de macrófitas aquáticas, lagoas de estabilização e uso para irrigação.

Curso Técnico em Agropecuária EAD – Produtos a partir da agroindústria familiar

Bruna Castelo Branco